Tradutor | Traduttore | Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 16 de dezembro de 2012

Dia 2 de dezembro, Hernanes completou 100 jogos pelo Lazio


Em dois anos e quatro meses muita coisa mudou na vida de Hernanes. Mais do que o próprio jogador esperava. A saída do São Paulo, a mudança e a adaptação ao futebol italiano... Desafios foram vários, mas o pernambucano soube superá-los um a um e hoje colhe os frutos. Em um piscar de olhos, de esperança, o volante passou a um dos pilares do Lazio e neste domingo, contra o Parma, completará 100 jogos com a camisa do time da capital. Satisfeito, o brasuca avalia que falta uma meta para conquistar o status de ídolo: a conquista do scudetto.
Hernanes se surpreendeu com a naturalidade com que ganhou o carinho e o respeito de torcedores, jogadores e dirigentes. Talvez os 30 gols e as 11 assistências neste período possam explicar o sucesso do polivamente jogador, que teve que se virar para jogar mais avançado como meia. Com o prestígio conquistado, acabou voltando à posição de origem na atual temporada.
- Fazer 100 jogos em dois anos e quatro meses é realmente muito satisfatório. Foi rápido, parece que cheguei ontem. Eu pensava que ia chegar e que ia ser difícil me adaptar ao ambiente, entrar no coração da torcida, do clube, mas foi ao contrário, fui muito bem recebido. Os companheiros me receberam bem, depois a torcida que me acolheu bem. Essas coisas me ajudaram a executar meu trabalho. Divido entre essas três partes: clube, companheiros e torcida. Divido com todos eles - afirmou em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.
Logo na campanha 2010/2011, sua primeira na Itália, Hernanes conseguiu um feito marcante: igualou a marca do ex-jogador Pavel Nedved como o meia que marcou o maior número de gols em uma temporada, 11, pelo clube. O tcheco já está indiscutivelmente no hall de ídolos do Lazio, e o brasileiro pode seguir o mesmo caminho. No entanto, além de não sentir-se confortável com as comparações, o volante acredita que precisa de um importante feito para começar a pensar em escrever seu nome na história. - Acho que falta muito ainda. O Nedved ganhou um scudetto. Eu  ainda não. Preciso ganhar um campeonato também. Sem comparações, eu gosto de evoluir, de crescer a cada ano que passa e é isso o que está acontecendo. Se vou chegar ao nivel dele, não me importa. Eu quero continuar a crescer - disse.
O Lazio conquistou apenas dois campeonatos italianos, um na década de 70 e o último em 2000. Com Milan, Inter e Juventus dominando as ações nos últimos anos, os "troféus" dos torcedores são as vitórias no clássico contra o Roma. Logo em seu primeiro dérbi, Hernanes sentiu a pressão na pele e classificou o primeiro e dramático encontro com o rival como o momento mais importante de suas 99 partidas.
- Sem dúvida a primeira vitória no dérbi contra o Roma. O Lazio estava a cinco jogos sem ganhar e vencemos por 2 a 1 no último minuto de acréscimo. Esse foi o feito mais marcante nessa minha trajetória - elegeu.
O maior desafio foi a adaptação dentro do campo. O brasuca teve que mudar de função para se inserir à nova realidade, mas acabou saindo-se bem.
- Quando eu vim pra cá, mudei a posição, jogava de volante e aqui joguei praticamente como um meia. Foi onde eu tive que aprender bastante. Foi difícil, mas satisfatório no fim.

Volante ou meia?
Atualmente o volante voltou a ser volante. A mudança, contudo, não alterou muito seus números e feitos. Em 20 partidas, são sete gols marcados e duas assistências.
- Tive uma conversa com o treinador (Vladimir Petkovic) no começo dessa temporada e passei a atuar novamente como volante, em uma linha de três. Pelas estatísticas já sou o quarto jogador do time que mais desarma e continuo sendo um dos artilheiros da equipe, ou seja, estou vivendo um momento legal, participando bem da parte defensiva e da ofensiva - explicou.
Atuando onde se sente mais à vontade, Hernanes dá-se ao luxo de voltar a sonhar com a seleção brasileira. A mudança no comando técnico com a volta de Felipão não altera suas ambições.
- Eu sempre tive muita confiança em voltar à Seleção e, independentemente da mudança de treinador, vou continuar fazendo o meu trabalho aqui no Lazio para ter uma nova oportunidade. Acredito que estou maduro e preparado para conquistar de vez o meu espaço.

Fonte: Globoesporte.globo.com

Nenhum comentário:

Homenagem a Hernanes, por Fã Clube Hernanes.